sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Células-tronco podem ajudar no tratamento da surdez

As células-tronco embrionárias podem ser direcionadas para formar o som de detecção de células nervosas nas orelhas internas de ratinhos surdos.

A surdez é frequentemente o resultado da perda de células nervosas especializadas chamadas células capilares e neurónios do gânglio da espiral da cóclea, a parte do ouvido interno que converte as vibrações em sinais nervosos que cérebro entende como sons. Até agora, ninguém foi capaz de substituir os dois tipos de células nervosas.

Pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, desenvolveram uma forma de fazer células estaminais embrionárias humanas seguir os mesmos passos que os
nervos de detecção de sons tomam durante o desenvolvimento normal. Quando transplantadas para as cócleas de roedores adultos surdos, as células humanas restauraram parcialmente a audição dos animais, anunciaram os instigadores na revista Nature.

Como essas células são criadas apenas no útero materno, não há forma de as reparar se sofrerem danos, o que resulta numa incapacidade total de ouvir. Embora os implantes ofereçam uma solução parcial para o problema, não há tratamento para os danos nos nervos auditivos, responsáveis por cerca de 10% a 15% dos casos de surdez profunda.

De acordo com o pesquisador chefe Marcelo Rivolta , o novo tratamento poderá ser uma boa solução, tendo inicialmente como alvo os danos nervosos, mas tendo também potencial para ser usado num quadro mais amplo de pacientes, quando combinado com a utilização de implantes. Os primeiros pacientes poderão vir a receber "dentro de poucos anos" estas células-tronco, com vista à recuperação da audição, concluiu o investigador

Essas células podem um dia ser usadas em combinação com implantes cocleares no tratamento da surdez em pessoas.

Fonte: stemcell e newscientist 

3 comentários:

  1. Restaurar a capacidade da audição é algo incrível e é a esperança de muitas pessoas.
    Espero que essas pesquisas avancem cada vez mais para que esse tratamento seja eficaz e esteja ao alcance de toda a população.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a revolução ocasionada pela biotecnologia, nos últimos 50 anos, fascina não só a comunidade científica, mas toda a humanidade. As suas implicações foram decisivas nos principais avanços biomédicos acontecidos no século passado, logo, não é de se estranhar o aumento significativo da expectativa de vida mundial nesta pequena faixa de tempo.

    ResponderExcluir
  3. Esse novo tratamento é revolucionário e fruto de uma longa linha de pesquisa que só as novas formas de tecnologia podem proporcionar, trazendo esperança de crescimento cientifico à sociedade e mostrando a atuação da biotecnologia na área da saúde.

    ResponderExcluir